PUBLICIDADE:




domingo, 12 de agosto de 2018

[VÍDEO] TRECHO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO SE ROMPE EM SALGUEIRO/PE.



Um trecho do canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizado entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, rompeu por volta do meio-dia deste sábado (11). A obra havia sido entregue há um semana pelo presidente Michel Temer. Esta é a terceira estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3). O Ministério da Integração, responsável pela construção, informou que há evidências de que o rompimento tenha sido provocado por um ato criminoso.


Técnicos já foram deslocados para o local para examinar a situção. Equipes irão trabalhar no fim de semana para recuperar a estrutura. Segundo o Ministério da Integração, ocorreu um rompimento pontual e a situação deve ser normalizada dentro de 48 horas. Com o rompimento, as águas estão desaguando no Riacho Grande, que passa pelo distrito de Umãs em Salgueiro e seguindo até o município pernambucano de Terra Nova. Por conta disso, o Ministério também determinou que engenheiros e técnicos avaliassem a possibilidade de danos nas comunidades vizinhas. Um riacho em Terra Nova já está cheio. A orientação é para que as pessoas não se aproximem da região.


A Polícia Militar de Pernambuco prendeu suspeitos de terem cometido o dano ao trecho. Testemunhas disseram aos policiais ter visto suspeitos tentando desviar o curso d’água daquele ponto para que fosse possível encher um reservatório nas imediações. No dia 2 de fevereiro deste ano, placas de concreto de uma estrutura de uma das estações de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco também se romperam em Cabrobó, também no Sertão.